Este artigo é o resumo das apresentações e debates resultantes da Reunião Estratégica nº 5, realizada durante o Smart City Business Brazil Congress 2022, em São Paulo, no dia 25/5/2022.
Já nas primeiras discussões ficou claro que estados diferentes, como Santa Catarina e Acre, assim como munícipios de diferentes tamanhos, tinham respostas totalmente diferentes para a questão proposta. No entanto, alguns pontos colocados foram consensuais, como a geração de postos de trabalho, de renda e empregabilidade, em maior ou menor grau, foram consensos apontados. A necessidade de investimentos na educação e formação de mão-de-obra qualificada também é um desafio para todos os administradores, independentemente das características das cidades.
A necessidade de capacitar profissionais na área de Tecnologia da Informação e programadores para atender as demandas do mercado também foi uma constatação dos participantes. Há vagas de emprego disponíveis, mas não há pessoal qualificado. Foi observado que essa situação ocorre em todo o Brasil nas áreas de TIC. Por isso, a falta de uma política pública mais consistente e investimentos coordenados entre os três níveis de Governo foi apontada como um dos maiores problemas a ser trabalhado.
Ao mesmo tempo, a inovação tecnológica permitirá às cidades avançarem no processo de desenvolvimento econômico, de forma que elas possam contribuir para a eliminação das desigualdades socioeconômicas intoleráveis. A afirmação de que “Inovação Tecnológica é um pressuposto básico para o processo de desenvolvimento”, foi consenso entre os participantes.
Joinville, cidade de forte influência alemã, privilegia o setor industrial, a educação e a cultura, pois entendem que são os melhores caminhos para o município, segundo o Prefeito Adriano Bornschein Silva. A prefeitura incentiva a criação de empregos, facilitando o processo de abertura de novas empresas, o desenvolvimento de fornecedores locais e o empreendedorismo, principalmente entre os jovens.
O investimento em cultura também é considerado prioridade para Joinville, em função das ocupações e do retorno financeiro gerados por eventos culturais.
Antônio Duarte Nogueira JR., Prefeito de Ribeirão Preto com passagem pela Câmara dos Deputados em mais de um mandato, apresentou o SUT- Sistema Único de Transporte, que trouxe importantes avanços para o município e equacionou um dos principais desafios de uma cidade inteligente e sustentável: Mobilidade Urbana.
A conectividade presente em Ribeirão Preto foi destaque na fala do Prefeito, que está disponível para interagir com a população e com seus auxiliares diretos. Os problemas são resolvidos antes que aumentem. Essa estratégia também caracteriza uma cidade inteligente.
Natal, administrada por Álvaro Dias, prioriza a atenção primária à saúde com foco nas mulheres e crianças. A cidade, que sempre foi pioneira em ações de saúde e saneamento, mantém a tradição. Ações preventivas e campanhas sanitárias, com ênfase em vacinação, são destaques da gestão pública municipal.
Como nos demais municípios, a educação é o eixo central da inclusão social. Aperfeiçoamento dos professores e melhoria da infraestrutura educacional fazem parte das ações mais relevantes, destacadas pelo prefeito Álvaro Dias.
Campos do Jordão investe fortemente em turismo, vocação natural da cidade. É estratégico estabelecer um calendário de eventos, que mantenha a rede hoteleira, os bares e restaurantes, ocupados em diferentes épocas do ano. A limpeza da cidade, o combate à violência, melhorias no atendimento à saúde e educação pública de qualidade são essenciais segundo a visão do prefeito Marcelo Padovan, para uma gestão municipal de excelência.
Sebastião Bocalon, Prefeito de Rio Branco (AC), aposta na inclusão digital, distribuindo tablets e notebooks para alunos e professores da Rede Pública de Educação. A Introdução da Tecnologia 5G acelera investimentos na área de Tecnologia da Informação, incluindo a implantação de Fibra Ótica em todas as escolas municipais. Por fazer parte da Amazônia Legal, a preservação ambiental, tem prioridade na administração de Sebastião Bocalon.
Paralelamente, investimentos em infraestrutura e saneamento básico são essenciais para o bem-estar da população, ações contempladas na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2023.
Por último, e para coroar as ações apresentadas como destaques pelos demais participantes da Reunião Estratégica 5, o Prefeito Wander Wilson Chaves do Município de Santa Rita do Sapucaí (MG), resumiu em uma única frase a principal atribuição de um prefeito Municipal "Levar FELICIDADE À POPULAÇÃO."
Trabalhando Conceito de FELICIDADE INTERNA BRUTA - FIB, Wander Wilson Chaves, se orgulha do slogan de Santa Rita do Sapucaí: CIDADE CRIATIVA, CIDADE FELIZ.
Mas chama a atenção para os investimentos municipais em tecnologia, empreendedorismo, cultura e cidadania. Uma intensa programação cultural, sustenta, na prática, aquilo que a Prefeitura preconiza: cuidar da Cidade, como cada um cuida da sua casa, é um princípio defendido pelo Prefeito. E a defesa do meio ambiente é fundamental.
Por fim, os participantes foram unânimes em concluir que "Cidades são Soluções". Mais de 85% da população brasileira vive nas cidades, e torná-las mais amigáveis e inclusivas é uma das principais atribuições de um prefeito.
Elaborado por:
Fizeram parte da Mesa e colaboraram para esse artigo: